Quixote e Cervantes – entrevista.

Comemorando a passagem do terceiro ano do projeto e o fato da página no Facebook ter ultrapassado 4.000 curtidas, abaixo entrevista com a professora Maria Augusta da Costa Vieira, do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, especialista no livro Dom Quixote

Oficinas sobre Transmídia na Casa Mário de Andrade

A partir de 12/05/14, das 18:30 h às 21:30 h, as oficinas abaixo ocorrerão na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade (veja e inscreva-se aqui). O site que utilizarei para instruir as oficinas estará em http://dolivroatransmidiaoficinas.wordpress.com/

Conteúdo programático:
1 – Software – como usar a plataforma WordPress para criar seu site 12/05/14
2 – Quadrinhos – como fazer quadrinhos com Inkscape 14/05/14
3 – Animação – como animar com Pencil 19/05/14
4 – Locução – como fazer locução com Audacity 21/05/14

Oficina sobre Transmídia e o Livro Inteligente no SESC-Pinheiros-SP

Nos dias 17,18,19,20 e 24/09/13 realizei a oficina “Do Livro à Transmídia – Ferramentas de Criação”. Foi de terça a sexta,  das 19:00 h às 21:00 h, dentro do projeto Zona de Tecnologia Autônoma, na Internet Livre do SESC Pinheiros-SP.  Veja mais em http://www.sescsp.org.br/aulas/10737_DO+LIVRO+A+TRANSMIDIA ou em https://www.facebook.com/events/599095113469870

Os temas das 5 oficinas serão:
1 – Sofware – como usar a plataforma WordPress. 17/09
2 – Tradução – como usar Web para traduzir com melhor qualidade. 18/09
3 – Quadrinhos – como fazer quadrinhos com Inkscape. 19/09
4 –  Animação – como animar e fazer stop motion com Pencil. 20/09
5 – Locução – como fazer locução usando Audacity. 24/09

Com isso inicio o desenvolvimento dos módulos de Quadrinhos e Animação de Dom Quixote. Abaixo  a versão em animação de Quijada ou Quesada antes de se tornar Dom Quixote, a imagem da capa da versão em quadrinhos e  parte da materialização dos personagens. Imagens que serviriam também para o Teatro de Sombras.

Quijada ou Quesada, antes de se tornar Dom Quixote

Capa - Quadrinhos e Animação

Alonso Quijano

 

 

 

 

Cavaleiro Dom Quixote

 

 

Rocim, Cavalo Magro

 

Dom Quixote e Rocinante

 

 Aldonza Lorenzo - Dulcinéia

 

Sancho Pança em sua mula

 

Entrevista para o blog Moviemento

Mas nos diga: Quem é Mauro Rubens e como a literatura chegou na sua vida?

Mauro Rubens tem formação com mestrado e atuação na Psicologia Clinica, sempre leu muito e sobre muitas áreas. Com o mestrado na PUC-SP “Usos da Realidade Virtual na Psicologia Clínica” foi se aprofundando no mundo digital realizando software e conteúdo audiovisual como conhecimento, até sentir a necessidade de se voltar novamente ao mundo “analógico”.O que é o projeto Livro Inteligente?

Aí entra o livro, minha forma original de conhecimento, visto que não sou “nativo digital” como as novas gerações. O projeto inicia com Fábulas de Esopo, em um livro objeto bilíngue, feito artesanalmente e com um design diferente. O livro tem apoio no site http://livrointeligente.com.br onde há o texto e áudio em inglês e português. A divulgação também é feita pelas redes sociais, principalmente em https://www.facebook.com/livrointeligente e https://twitter.com/esopobr 

No início o projeto era baseado em donativos e os doadores recebiam o livro em papel. Atualmente foi abandonada a versão em papel e os donativos e o projeto se tornou multilíngue com o acréscimo de Dom Quixote que está em áudio e texto em espanhol, inglês e português. A missão do Livro Inteligente é: “Divulgar livros clássicos em áudio e texto da forma mais multiplataforma, acessível, universal e gratuita possível. Estender o objeto e o significado do livro.”
Através desse projeto que livros foram lançados e quais os planos para futuro?
Por enquanto temos o primeiro volume de onze “Fábulas de Esopo” e o primeiro capítulo de 52 do primeiro volume de “Dom Quixote”. Quanto ao futuro, o projeto foi pensado para ser transmídia, ou seja, poder ser vertido para outras mídias indo de camisetas à animações passando de games à música. Mas de imediato, embora ele já seja um ebook (livro eletrônico disponível pela rede), devo passar para formatos como pdf, epub e das outras plataformas comerciais para que o projeto tenha sustentabilidade e possa ir adiante.
Nos diga o porque decidiu “comprar” essa “briga” em prol da literatura e de classes mais necessitadas?
A Literatura e os livros porque, como disse acima, foram minha forma primária de conhecimento. Os mais “necessitados”, seja pelas dificuldades sociais e econômicas, seja por questões físicas como as pessoas com deficiência visual e etc., é simplesmente porque nada será realmente Forte se desprezar e ou ignorar os mais fracos.
 
 
Com certeza existe muito o que se fazer para dar iguais condições de acesso a cultura para deficientes e analfabetos. Mas e aquelas pessoas (que no Brasil são muitas) que mesmo tendo capacidade e acesso a leitura simplesmente não leem nada. Como conquistar essas pessoas para o mundo da leitura e mudar a postura de um povo que não lê?
Primeiro, há que se respeitar aqueles que aprendem ou obtém maior prazer em outra forma que não a leitura. Alguns podem preferir meios audiovisuais, outros preferem lidar diretamente com a realidade e etc., e não há grande mal nisso, desde que a pessoa tenha sensibilidade e respeito humano por seus semelhantes em toda sua diversidade, enfim, que não viva centrada apenas em seu umbigo. 

Segundo, para conquistar, se os pais e parentes não leram para a criança, talvez ela tenha a sorte de ter um professor, ou mesmo amigos, que o motivem e interessem para esse mundo. Se ela não teve nenhuma dessas “sortes”, talvez a vida em algum momento leve essa pessoa a se interessar pelo mundo que vai além de si próprio, ou queira aprofundar qualquer conhecimento e aí terá que se deparar com livros.

As ilustrações foram uma forma de tornar mais fácil e quase instantâneo o conhecimento advindo da leitura com o tal ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Quando se trata de conhecimento através da compreensão do texto, o próprio áudio, como o que utilizamos, permite que se “economize” a energia, que seria gasta na leitura, para que seja utilizada na compreensão que é a tarefa mais nobre. Outros não lerão literatura, mas lerão um manual de mecânica ou um livro sobre automóveis, por terem paixão por automóveis. Enfim tanto melhor que os livros sejam acessíveis para alimentar os sonhos e paixões humanas. A tarefa dos que os escrevem é tornar isso algo fácil, agradável e claro.
Em seu primeiro projeto do Livro Inteligente foi escolhido as Fábulas de Esopo. Algum motivo especial para essa escolha?

Além do fato de ter sido um livro de minha infância, embora eu não o considere um “livro infantil”, como o de tantos outros, o livro “Fábulas de Esopo” é um clássico de aproximadamente 2700 anos, que se iniciou na tradição oral; então, ter chegado a ser escrito e depois atravessado tantas gerações já diz algo tremendamente poderoso acerca desse livro. Imaginem que as pessoas podiam não tê-lo escrito em papel (que além de não saberem ler era algo caro escrito por monges), mas tinham as Fábulas em materiais como em tapeçarias, cerâmicas, pratos e etc. (mostrando sua vocação transmídia), com imagens evocando-as para se contar aos mais jovens.

O Projeto Livro Inteligente conta com alguma ajuda ou apoio? Como fazer para apoiar essa idéia?
Não tenho ajuda ou apoio externo, embora na parte que é divulgar o projeto no boca a boca, e que é primordial, eu esteja sendo ajudado nas redes sociais pelas pessoas que amam a literatura e os livros, e ajudam a espalhar essa ideia. Emhttp://livrointeligente.com.br/parcerias-livro tem algumas formas de apoiar, mas se você que me lê nesse instante pensar alguma outra será imensamente bem-vindo.Bom Mauro chegamos ao fim, agradecemos a sua participação e deixamos esse espaço para que você mande o seu recado:

Grato ao Moviemento, a todos os que leram até aqui, aos que conheceram o Livro Inteligente e conto com o apoio de vocês para espalhar essa ideia. Um grande abraço a todos.

Lançamento de Dom Quixote multilíngue

Em 27/04/2013 foi lançado o primeiro capítulo do Volume I do livro Dom Quixote no original em espanhol e nas traduções em inglês e português. Abaixo algumas ilustrações de Gustave Dore. Leia e ouça aqui

Capa de Dom Quixote

ilustração Dom Quixote

Quixote limpando suas armas

Primeiro Aniversário #LI

Livro Inteligente fez um ano em 11/11/12, mas resolvi comemorar hoje agradecendo às mais de 2.000 pessoas que curtiram no Facebook e consequentemente aos que seguiram e apoiam no Twitter. Grato a todos e boas festas.

Página do Livro Inteligente no Facebook.

Twitter do Livro Inteligente

 

Formato de Bolso & Livro Livre

Para o Dia das Crianças – 12/10/12 – criei um nova versão das Fábulas de Esopo – Volume I no formato livro de bolso. Isso permitiu, além de melhorar a portabilidade, que eu pudesse adaptar para um português mais simples e uma narrativa mais condensada, o que é propício para todas as idades. Permite também que pais, lendo para seus filhos não alfabetizados, sejam melhor compreendidos, ou mesmo que, crianças recém alfabetizadas, entendam melhor o texto ao lerem.

Mas, principalmente, permite o barateamento e a doação agora em bancos de praça e outros locais públicos. Simplesmente deixando livros nos locais para serem achados, com um aviso para que aquele que o achou, que o deixe em algum lugar para ser novamente encontrado por outra pessoa. Os livros são numerados então será possível acompanhar a trajetória deles pelo mundo, desde que a pessoa resolva dizer onde o achou e onde o deixou.

Devido a chuva o número 1 só dia 15/10 pude deixar na Praça Dom José Gaspar, atrás da Biblioteca Mário de Andrade, em frente a estátua do Goethe. Não poderia ter encontrado local mais simbólico. Abaixo fotos do local e do “encontro” com um leitor e aqui veja um vídeo disso.

no images were found

Metas para o segundo semestre de 2012

Depois do Lançamento do Livro Inteligente 1.0 em maio e de entregar exemplares das Fábulas de Esopo para cinco entidades em junho, minha próxima meta é fazer leitura pública das Fábulas em 5 outras bibliotecas e ONGs, que também receberão exemplares das Fábulas de Esopo. Para isso fiz uma oficina com Élida Marques e criarei audiovisual para me dar suporte na leitura.

Cinco entidades recebem “Fábulas de Esopo”

A primeira entrega das “Fábulas de Esopo” foi para a Biblioteca Narbal Fontes, graças a doação feita pelos irmão Luiz e Regina Sampaio, o que permitiu quatro entregas. A biblioteca fica num prédio em estilo Normando, que é patrimônio histórico de São Paulo, localizada na Zona Norte na Av. Conselheiro Moreira de Barros, 170 – Telefones: 2973-4461 e 11 2975-0511.Recebeu em 24/05/2012. Abaixo fotos do local.

no images were found

A segunda entrega foi para a Biblioteca Nuto Santana, que foi inaugurada em 7 de fevereiro de 1957 e é uma das mais antigas bibliotecas públicas da cidade. Foi projetada pelo arquiteto Aluisio de Rocha Leão em meio a uma praça arborizada; possui um acervo de aproximadamente 28 mil exemplares. Fica em Santana na Praça Tenório Aguiar, 32 – Telefone: 11 2973-0072. Recebeu em 25/05/2012. Veja fotos abaixo.

no images were found

A terceira foi a Biblioteca Monteiro Lobato, que foi criada em 14 de abril de 1936 como parte de um amplo projeto de incentivo à cultura elaborado por um grupo de intelectuais liderado por Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura. É a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil, e originalmente chamava-se Biblioteca Infantil Municipal. Em 1955, a biblioteca passou a ter o nome atual em homenagem ao escritor que tanto encanta crianças, jovens e adultos. Fica no centro de São Paulo na Rua General Jardim, 485 11 3256-4438 e 11 3256-4122.Recebeu em 25/05/2012, as fotos estão abaixo.

no images were found

A quarta foi a Matilha Cultural, que é um centro cultural independente e sem fins lucrativos. Tem uma pequena e simpática biblioteca, daquelas que você não precisa se cadastrar para pegar o livro e, devolvê-lo vai da consciência. Além de programação com cinema, exposições, música, debates, eventos e cursos tem um interessante programa de adoção de cães e gatos. Enfim creio que tem tudo a ver com “Fábulas de Esopo” e Livro Inteligente. Esperemos que o livro permaneça lá. Recebeu em 25/05/2012. Veja as fotos abaixo.

no images were found

A quinta foi a Biblioteca Pública Arthur Vianna de Belém do Pará. Inserida no Centro Cultural Tancredo Neves, abriga também Cinema, Teatro e espaço de convivência para eventos diversos ligados à Cultura. A Biblioteca Pública Arthur Vianna guarda um dos mais ricos e vastos acervos culturais e históricos do Estado. Alguns desses livros são relíquias do século XVII, XVIII e XIX, salvaguardados no setor de Obras raras, localizado no terceiro andar do “Centur” . O espaço infantil foi todo reformado e já está em pleno funcionamento, para alegria da criançada. A Biblioteca conta com os seguintes espaços: Obras do Pará, Obras Raras, Hemeroteca, Periódicos, Gibiteca, Fonoteca, Microfilme, Braille, Audiovisual, Brinquedoteca. Dia 26/06/2012, Ruth Selma dos Santos, que é gerente da Biblioteca, recebeu das mãos de Gysele Fonseca quem me enviou o texto e as fotos abaixo.

no images were found

Livro Inteligente 1.0

Chegamos à versão do Livro Inteligente 1.0
Foram acrescentados:
1- Os áudios em português, com acessibilidade para os deficientes visuais, foram testados por Ricardo Sigolo, que é assessor parlamentar da Deputada Federal Mara Gabrilli, meu agradecimento aqui vai para ambos. Então temos completo o audiolivro do volume I.

2- Foram criados novas letras Capitulares como essa:

Letra A Capitular