Quem somos

Livro Inteligente é uma criação do psicólogo Mauro Rubens da Silva, que no fim de 2011 retorna às questões “analógicas”, como o livro impresso, trazendo os conhecimentos adquiridos no meio digital, onde havia “mergulhado” (1997) na criação de audiovisual, software para computador e celular. Livro Inteligente busca discutir e trazer novas formas de produção e distribuição do livro, indo além do objeto livro.

Para desenvolver o conceito de Livro Inteligente Mauro traduz e cria o primeiro volume do livro “Fábulas de Esopo – Inglês e Português”, como um projeto Transmídia. Numa primeira fase inicia com um livro objeto com texto e ilustrações em belas e vivas quatro cores do papel Color Plus de gramatura 120, que está praticamente esgotado. O projeto prevê outras ilustrações em outras técnicas que também atendam as preferências do público. Aqui no site tem, além dos textos bilíngues, a versão com áudio em inglês e português o que também atende às pessoas com deficiência visual, e espero que, um dia, também em Língua de Sinais Brasileira e Americana para pessoas com deficiência auditiva. Foi criada também uma versão simplificada e de bolso para menores de oito anos, que também serve às pessoas com deficiência mental, ela foi distribuída gratuitamente em alguns lugares da cidade de São Paulo.

Além da inovação no design e no fato de estar total e intimamente ligado à sua versão na internet, o modo de sustentabilidade do projeto também trouxe uma inovação, ao menos para o Brasil. O projeto foi inicialmente donationware, ou seja, sustentado por donativos, como é comum em países avançados. Em março de 2012, na segunda fase, o livro passou a ser distribuído também em papel branco de gramatura 90 e no formato retrato mais comum. Em fevereiro de 2013 foi abandonado o formato em papel e os donativos. Em abril de 2013 foi lançado o primeiro capítulo de Dom Quixote adicionando o espanhol às línguas.

Veja  “Fábulas de Esopo” e “Dom Quixote” e mande sugestões, críticas e opiniões para Mauro Rubens